quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A QUEM ELES QUEREM ENGANAR?



Certo início de ano, que não este, depois de todo aquele auê da contagem regressiva, abraços, votos de paz e amor, etc., a Globo colocou um de seus globais para fazer um discurso de entrada de ano e lembro que uma das coisas que ele disse foi “agora acabam-se as dúvidas e as dívidas”... No mínimo risível. Mas, naquele momento de efusão, quando todos acreditavam que tudo, realmente, iria mudar, a frase passou. Depois é que as pessoas se deram conta de que nem tudo o que a Globo diz é verdade, porque depois é que veio a verdade da Vida. E a Globo é só parte dessa engrenagem, desse sistema selvagem que nos vendem como o melhor dos mundos.

       A quem eles querem enganar? Ao povo, como sempre. Ao povo, aquela massa silenciosa domada durante o ano inteiro com carnaval, futebol, drogas, bebidas, sexo e todas as ilusões possíveis, imagináveis e por imaginar, para que não se lembre da miserável vida que leva, dia após dia, com as noites sendo adocicadas com novelas e falsas esperanças e quando a velhice chega o que o espera, de verdade, é uma grande fila do SUS, que poderá, ao fim, minimizar ou não as suas dores, um salário mínimo pela metade e a total desesperança de mais nada.

       Agora que entramos em um novo ano, novamente aquela festa de faz de conta, quando todos fingem que estão felizes e que desejam que todos tenham tudo – “principalmente saúde, o resto vem depois” – mas, no dia seguinte, agora, o que acontece? A Vida cai em cima. Todos os problemas não acabaram, você não ganhou a mega sena ou a loto ou coisa parecida e, na verdade verdadeira, passou apenas mais um dia e se você não fizer por você mesmo, não for à luta e reivindicar os seus direitos, do jeito que der, mas lutando, nada vai mudar mesmo. E tudo que eles querem é que você não se dê conta disso, que você não lute, não reivindique, que finja estar dentro de um eterno sonho cheio de bons fluidos e cuecas amarelas ao fim de cada ano, e mais nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...