quarta-feira, 25 de agosto de 2010

"UM DENSO E IMPENETRÁVEL VÉU DE FUMO AVERMELHADO"




NOTÍCIA:

"Habitantes de diversas regiões da União Europeia têm sofrido com os transtornos causados por incêndios em áreas florestais. A Espanha já registrou oito mortos devido ao fogo, sendo que sete eram bombeiros. Desde janeiro, 37 mil hectares de área verde já foram destruídos no país, apenas 3 mil a menos que em todo o ano passado.

    Somente no estado de Almeria, no sul da Espanha, cerca de 1.500 residentes e turistas tiveram de ser levados a áreas de maior segurança. A razão da medida é um incêndio que já consumiu cerca de 5 mil hectares da Serra da Cabreira.

    Também no estado de Aragão, no norte do país, cerca de 10 mil hectares de florestas já foram queimados e seis cidades tiveram de ser evacuadas. O transporte ferroviário entre Madri e Saragoça, capital de Aragão, também foi interrompido por quase 20 horas, obrigando cerca de 7 mil passageiros a seguir viagem em ônibus.

     Vento forte e temperaturas de até 40°C dificultam o trabalho dos mais de mil bombeiros e soldados que tentam combater os incêndios em pelo menos 20 focos em todo o território espanhol.

     Outros países europeus com clima mais ameno também têm sofrido com incêndios nos últimos dias. Na ilha italiana da Sardenha, ao menos seis focos destruíram aproximadamente 10 mil hectares de florestas. Na Grécia, as chamas se alastram principalmente na península do Peloponeso e na ilha de Evia, destruindo fazendas e florestas.

     Na França, cinco bombeiros foram feridos combatendo três incêndios que já destruíram 4 mil hectares em matas da ilha de Córsica. Dez casas e aproximadamente 50 carros também foram consumidos pelas chamas. Um incêndio supostamente provocado pelo Exército francês durante um exercício militar nas proximidades de Marselha queimou 1.300 hectares de área verde e destruiu algumas casas antes de ser controlado na noite de quinta-feira."





CARTA DO JORNALISTA ARTHUR MONTEIRO PARA A ESCRITORA URDA ALICE KLUEGER:


"Urda. Coisa terrível.

Voce sobrevoa essa região do Sudeste/Centro Oeste como fiz semana passada e não parece cháo: apenas um denso e impenetrável véu de fumo avermelhado fruto das queimadas, que se multiplicam por quilômetros.

Estive este mes andando pelas regiões da Sardenha, Catalunya, Andaluzia e arredores de Lisboa em direção à Galícia e não se ve uma arvore acima de tres metros que não seja eucalipto ou pinnus, Os incendios nestas nefastas florestas plantadas que ocupam milhares de hectares assombram Portugal. e estão virando moda no Brasil também, para desgraça de nossos recursos hídricos.

Rios completamente secos se multiplicam por todas aquelas regiões européias. Na Sardenha fiquei hospedado na casa de um amigo, cujos fundos dava para um camping cercado de pinus. Passarinho zero Um verdadeiro escândalo. E a prefeitura de lá chega ao cúmulo de juntar aquela palha pontudinha que cai pinheiro e cobrir os passeios com ela, com automóveis, às dezenas, estacionados sobre estes colchões prontos para virar fogueiras. Estão literalmente brincando com o fogo.

Todo este abuso na Sardenha está sendo denunciado pelo Movimento em favor da Republica Sarda Independente.


Grande abraço
Arthur."


De: urda@flynet.com


...............................................................

Enquanto a Europa queima em seu mais terrível verão, provocado pela desenfreda sede de lucro das grandes empresas e pelo descaso dos governos, que não tomam qualquer medida contra os desastres climáticos provocados por eles mesmos, na América do Sul oscilamos entre o mais terrível inverno e períodos de inversão climática que trazem um estranho calor para esta época do ano.

     Mas o inverno está chegando ao fim, aqui, e já teve a sua cota de mortos - sempre as pessoas mais pobres, sempre os desabrigados, sempre os explorados. Os ricos, os exploradores, tem suas casas climatizadas, bem alimentados com a mais-valia do trabalho dos que exploram, o cérebro maquiavélico e a alma já vendida ao demônio que pagar mais.

     Oficialmente, parece que nada está acontecendo. As pessoas continuam sendo enganadas e querendo acreditar em quem as engana: assistem novelas, jogos de futebol, "reality shows", vivendo em seu mundo virtual, devidamente programado para que continuem alienadas e conformadas, para que nada façam a respeito, a não ser as repetidas exclamações no twiter e os enfadonhos scraps no orkut; fingindo felicidade e alegria para que os "amigos" também finjam felicidade e alegria e possam dormir, a cada noite, um sono menos difuso em seus sonhos, como se realmente esta realidade que vivemos ficasse resumida a um dia a dia de repetidas mediocridades.

     Daqui a pouco menos de dois meses começará o calor aqui. Todos se queixarão da terrível seca, das queimadas, do governo e das multinacionais que depredam o meio ambiente, plantando eucaliptos para vender para as fábricas de celulose; das multinacionais que vendem sementes transgênicas para os agricultores que querem grandes lavouras e lucro rápido; do governo que incentiva o desmatamento, que protege as multinacionais, que estimula a cobiça dos agricultores.

     Um governo que terá sido votado e aclamado por multidões embriagadas pelo momento das eleições e que terão entregado o seu poder, o poder do povo, para um grupo de políticos profissionais que, por sua vez, entregarão esse mesmo poder para os oligopólios que os governam.

     E quando alguns grupos se revoltarem, no campo e nas cidades, a bem adestrada polícia será atiçada contra eles e usará todas as armas para ferir e matar aqueles que não se conformam, que sabem que são roubados e espoliados todos os dias, mas que preferirão a luta e a resistência para tentar salvar o pouco que resta do coração brasileiro, da alma latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...