terça-feira, 14 de setembro de 2010

brasileiríadas - GETÚLIO E JANDIRA: O VOTO NULO DO SISTEMA




- Oi Jandira!

- Oi amor! Como foi o teu dia?

- O de sempre. Muito trabalho, pouco ganho... E o seu?

- Terrível, Getúlio. Aquelas crianças estão a cada dia mais mal-educadas. E eu falo crianças, mas são uns marmanjões. Só querem ficar no celular o tempo todo. Ou falando e gritando. E o pior é que não se pode fazer nada...

- Como, não pode fazer nada, Jandira. Manda desligarem os celulares.

- Nada, Getúlio. Não se pode repreender, nem botar pra fora da aula se algum deles diz um palavrão. Mandar desligar o celular é o mesmo que não dizer nada; eles simplesmente não obedecem.

- Mas por quê?

- Porque é o novo tipo de pedagogia que oprime o professor e libera os diabinhos dentro dos alunos. Proibido gritar, proibido mandar pra fora da aula, proibido qualquer tipo de castigo. Não está explícito, mas se eu mandar alguém pra fora da aula, quem acaba despedida serei eu; ou melhor, colocada à disposição pela diretora.

- No meu tempo, se alguém falasse alto dentro da aula...

- Eu sei, amor. No meu tempo também. E a gente reclamava disso. Agora eu sinto falta daquele tempo, quando os professores eram respeitados, quando a escola não tinha a obrigação de passar os alunos, mesmo que não saibam nada, para receber mais subsídios do governo...

- Está tudo ficando podre neste Brasil, Jandira. Olha só: você tem alunos com mais de 16 anos?

- Alguns. Mas a cada ano mais. Eles não se importam com nada. Já não tem nenhuma educação em casa. Você sabe, os valores sumiram e os pais deixam a educação para as escolas, e ainda reclamam quando os filhos rodam. E isto que para rodar o aluno tem que fazer muito esforço, porque é quase proibido dar nota baixa.

- E são esses seus alunos de 16 anos que vão votar, Jandira. Olha só as cabecinhas! Vão votar em quem?

- Naqueles que os pais deles disserem, Getúlio; ou que acharem mais simpáticos, porque pensar de verdade, raciocinar mesmo, não é com eles. Com raríssimas exceções, é claro.

- As exceções que comprovam a regra. O voto aos 16 anos foi inventado para que os jovens se sentissem mais responsáveis pelo que acontece no país. Mas eu fico pensando...

- No que, Getúlio?

- Se não foi uma maneira de inchar as urnas com votos válidos. Do jeito que a coisa vai e com a campanha do voto nulo...

- Nem isso adianta mais, Getúlio.

- Como assim, Jandira?

- O TSE colocou os votos nulos no mesmo nível dos votos em branco. Última decisão deles. Saiu ontem. Vi agora na televisão.

- Não acredito! Então eles estão colocando os votos dos imbecis ao lado dos votos conscientes! Os votos daqueles que não sabem votar ao lado dos votos daqueles que se negam a ser cúmplices dessa porcaria!... Mas são uns canalhas, mesmo!

- Calma, amor. Não vai sair dizendo essas coisas por aí, que te prendem!

- É só o que falta!... Mas então, cadê a legitimidade do voto? Se a maioria da população votar nulo ou branco, eles elegem, de qualquer maneira os que tiverem votos válidos?

- Modelo copiado dos Estados Unidos, Getúlio. Como tudo neste Brasil. Lá, eles elegeram a linda cara do Obama com menos de 50% dos votos válidos. Deram uma maquiada, para parecer que era um pouquinho mais...

- Mas não adianta, Jandira. Agora mesmo é que eu vou fazer campanha pelo voto nulo, nem que seja só para ver a percentagem, depois.

- Eu me nego a votar em qualquer deles, Getúlio! É a mesma corja, com cores diferentes...

- Um é golpista, a outra é continuísta e a outra, coitada, com a sua candidatura, tá sendo usada para legitimar os que forem eleitos.

- Mas o nosso voto nulo não vai valer nada, Getúlio.

- Há muito tempo que não vale nada, Jandira. Há muito tempo... Talvez eu vote no Ivan, só para ver quantos votos ele vai ter aqui nesta cidadezinha de mentalidade burguesa.

- No Ivan eu voto com você, mas em ninguém mais Getúlio, ta legal?

- Não vote comigo, vote em quem você quiser votar, com a sua consciência, Jandira.

- Eu sei, amor. Mas é com a minha consciência que eu vou votar no Ivan. Mas só nele. Os outros votos eu vou anular.

- Eu também, Jandira. Apesar do TSE, do sistema deles, eu vou anular os votos pra governador, deputado e senador.

- Vamos anular eles, Getúlio. Mesmo que eles não considerem os nossos votos como válidos.

- Tudo que eles desejam é anular o povo, Jandira. Para continuarem mandando eternamente. Mas um dia a coisa muda...

- Vamos sair, amor. Já não aguento mais sequer pensar neles. Eles que se anulem em sua podridão mental.

- Vamos. Novela ou futebol hoje, nem pensar. Seria o mesmo que estar votando neles. Vamos comer alguma coisa, dar um passeio, olhar as estrelas...

- Vamos! Melhor que isso, só outro isso, amor! Me dá um beijo!...

2 comentários:

  1. Excelente postagem, Fausto. É de tudo um pouco: eleições, Educação etc. e tal. Sistema cruel! Bem a cara do capitalismo.
    Lidia.

    ResponderExcluir
  2. FAUSTO
    Excelente artigo.
    A coisa está feia mesmo.
    Quando conclui o ginásio (não sei a razão de terem mudado o nome), minha mãe insistia: filha faça o curso normal, assim você terá uma profissão, mesmo que venha a se casar.
    Como eu odiava o normal, cursei apenas o primeiro ano e parti para um curso que também propiciaria uma profissão: cursei o Secretariado.
    Hoje conclui que a mamãe estava errada.
    Pobres professores, essa tal “psicopedagogia” os reduziu a meros fantoches nas mãos dos alunos. Não pode isso, não pode aquilo, isso traumatiza, isso afronta........
    A quem importa o alarmante e crescente uso de drogas, as meninas bem saídas dos “cueiros” parindo, meninos de até 10 anos sendo usados como “aviãozinhos”, portando armas, assaltando e matando sem medo de ser preso (afinal são menores), pergunto: a quem importa? Aos políticos? Aos defensores dos direitos humanos?
    Enquanto esse povo não tiver a consciência que não vivemos na Suécia, serão os verdadeiros culpados do desastre que vivemos.
    QUE BARBARIDADE.
    Agora, não para ai: você pai que “ousar” dar uma tapinha no seu filho, poderá ser acusado de maus tratos.
    Isso é assunto “pra mais de metro”.
    Menor é menor para cumprir regras, matar, estuprar, torturar, porém, é maior para votar..................
    ACHO QUE ESTAMOS NUM CAMINHO SEM VOLTA.
    abraços

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...