quinta-feira, 14 de outubro de 2010

OS NOMES DOS BOIS





Marina Silva, a dona de quase um quinto dos votos válidos do primeiro turno das eleições presidenciais, poderá viabilizar definitivamente a vitória de Dilma Roussef, do PT, neste domingo, 17, quando da convenção do Partido Verde.

     São duas, em três, as possibilidades para que ela tome essa atitude. A primeira, e a mais improvável, será decidir-se por apoiar Dilma. A segunda, e quase certa, será a sua decisão de não apoiar nenhum dos candidatos e deixar o seu eleitorado livre para votar em quem desejar. Neste segundo caso, com a vantagem que Dilma já está levando, de acordo com as pesquisas de opinião, haveria uma divisão dos votos do PV e, mesmo que Dilma angariasse apenas um terço desses votos seria, inevitavelmente, eleita. E Marina acenaria com uma bandeira de paz para o governo Lula. Cargos seriam entregues ao PV e não estaria descartada a hipótese de Marina voltar ao Ministério do Meio Ambiente no próximo governo do PT, sob a batuta generosa, mas obstinada de Dilma Roussef.

     A terceira possibilidade seria apoiar José Serra. A mais lógica, considerando-se o que aconteceu para que Marina pedisse demissão do Ministério do Meio Ambiente, entrasse para o Partido Verde e se constituísse em candidata a presidente, puxando votos de verdes e evangélicos. Mas a política não tem lógica; tem ofertas e pressões.

     E as ofertas que Marina deve estar recebendo, junto com as pressões que deve estar sofrendo, deverão fazê-la decidir-se pelo partido de Lula e de Dilma, mesmo que não o faça declaradamente. Ao analisar, em seu íntimo, as possibilidades, ela deve estar preferindo o papel de heroína do PT, aquela que salvará as eleições, à de “traidora”.

     O PV, todos sabem, é um partido com pouca estrutura e mesmo que a sua direção apóie José Serra – por tudo o que o PT tem feito contra a natureza brasileira – o simples fato de Marina vir a se abster desse apoio será o suficiente para que grande parte dos eleitores de Marina, e não necessariamente do PV, votem em Dilma. Ou, simplesmente, deixem de votar em Serra.

A DEMISSÃO DE MARINA

     Marina Silva pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente no dia 13 de maio deste ano, depois de cinco anos e meio no governo Lula. A demissão foi em caráter irrevogável. Logo após ela reassumiu a sua cadeira como senadora da República, saiu do PT, entrou para o Partido Verde e, na época oportuna, lançou-se como candidata a Presidente da República.

     A princípio, parecia apenas uma segunda candidata do PT, uma “candidata reserva”, assim como ocorreu com Heloísa Helena do PSOL, que angariou os votos da esquerda descontente que estava saindo do PT, para perder no primeiro turno e, no segundo turno, devolver aqueles mesmos votos ao PT, sob o pretexto do “voto útil”.

     Como no caso de Heloísa Helena, o PT esperava que Marina Silva cumprisse aquela mesma estratégia de devolução de votos no segundo turno. Mas Marina cresceu tanto, devido à “onda verde” e aos votos dos evangélicos – que representam camada expressiva da população e tem grande influência através de canais de televisão e estações de rádio – que chegou a pensar na possibilidade de disputar o segundo turno, embora as suas propostas não fossem além do crescimento sustentável e da campanha contra o aborto.

     De qualquer maneira, ao receber quase vinte milhões de votos, sentiu-se tão poderosa com a sua capacidade de barganha que chegou a se esquecer do que realmente tinha acontecido que a forçou a pedir demissão do seu ministério e sair do PT.

     Junto com Marina pediram demissão também o presidente do Ibama, Bazileu Margarido, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, João Paulo Capobianco, que era secretário-executivo do ministério.

     Marina Silva caiu porque não suportou as pressões para que fossem revistas medidas de combate ao desmatamento e de punição a quem destrói a floresta amazônica que estavam sendo anunciadas pelo governo federal, como a determinação para que os bancos (oficiais e privados) só concedessem créditos a proprietários de terras que não desmatassem e regularizassem suas terras no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

     Políticos da região amazônica, como o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi - o maior plantador de soja do mundo e que sugeriu que a saída para a falta de alimentos no mundo seria aumentar a área plantada (ou seja, plantar mais soja transgênica através de maior desmatamento) e pessoas ligadas ao agronegócio exigiram do governo uma posição mais favorável ao setor, provocando constantes choques com o Ministério do Meio Ambiente.

     Outra razão que levou à demissão de Marina foi o fato de que o Ministério da Agricultura, chefiado por Reinhold Stephanes, estava pressionando para flexibilizar a regra que restringe o crédito agrícola de quem desmatou sem licença ambiental e não tem registro da propriedade.

AS BRIGAS COM DILMA

     Muitos se perguntam porque Dilma Roussef foi a escolhida por Lula para sucedê-lo. Mais lógico teria sido o Tarso Genro, por exemplo. Mas eu penso que Lula não escolheu Dilma. Dilma se escolheu e avisou o Lula, que apenas obedeceu. O Ministério da Casa Civil é o próprio Poder Executivo, e Dilma, aos poucos, foi se transformando na sombra por trás de Lula. Dilma pensava e Lula falava. Tomar todo o poder foi uma consequência lógica. É claro que através da sua candidatura.

     Marina enfrentou muitas brigas com Dilma. Mas a principal, e decisiva, foi aquela em torno da demora para liberação das licenças ambientais para obras no rio Madeira, em Rondônia. Na época, a ministra do Meio Ambiente também chegou a ameaçar deixar o governo por estar sofrendo pressões. O Meio Ambiente foi considerado um dos entraves ao crescimento econômico, por causa do rigor na liberação de licenças pelo Ibama.

     Explicando em miúdos, as obras no rio Madeira irão afetar drasticamente o meio ambiente, mas Dilma insiste que elas sejam feitas, porque fazem parte do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento-2) – e Dilma é a “Mãe” do PAC-2.

     O problema entre o Ministério do Meio Ambiente (Marina) e o da Casa Civil (Dilma) começou em junho de 2009 e aconteceu devido às negociações em torno do edital para as concessões do leilão das usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira (RO). O impasse teve início com a cobrança do presidente Lula por mais agilidade nas licenças ambientais concedidas pelo Ministério do Meio Ambiente.

     Lula (e Dilma) também estava muito interessado em liberar licenças para maior desmatamento em regiões onde seria plantada cana de açúcar, porque o biocombustível era – e ainda é – uma das principais propagandas do governo. É claro que é uma propaganda paradoxal. Sob a desculpa da fabricação de etanol (álcool etílico) que substituiria, aos poucos, a gasolina, visando a proteção do meio ambiente, o governo Lula devasta imensas regiões para que seja efetuado esse plantio, o que não só causa grande impacto maléfico ao meio ambiente mas, também, o degrada. A monocultura provoca, aos poucos, a desertificação do solo.

     O grande interesse de Lula - e Dilma – na fabricação de etanol seria a venda vantajosa desse produto para países dependentes de petróleo.

     No entanto, mesmo com essa cobrança de Lula (e de Dilma) Marina declarou que o Ministério do Meio Ambiente, assim como o Ibama, somente liberaria os editais para as obras do PAC se ficasse comprovado que aquelas obras não iriam afetar o meio ambiente de maneira drástica.

     Foi quando Lula deu para Mangabeira Unger - da Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo - a coordenação do Plano Amazônia Sustentável (PAS), que reúne uma série de ações na região. Este ano, em um giro pela Amazônia, Mangabeira causou polêmica ao defender a construção de um aqueduto para levar água do Nordeste para a região.

     A indicação de Mangabeira, segundo pessoas próximas à Marina, teria sido, nas palavras da ministra, “um gesto de desprestígio ao trabalho realizado no MMA”.

     Marina também tinha grandes embates políticos no governo (leia-se Dilma) acerca de temas como o controle do desmatamento da Amazônia ou a liberação comercial dos transgênicos.

     No primeiro caso, as ações de combate à destruição da floresta que o MMA, através do Ibama, procura implementar em parceria com a Polícia Federal, como a atual Operação Arco de Fogo, sempre sofreram a oposição de setores ruralistas ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

     No caso dos transgênicos, a oposição à Marina se concentrava nos setores ligados à indústria da biotecnologia que integram o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A PURISTA

     Marina era considerada uma “purista” dentro do PT. Ou seja, alguém que acreditava realmente que o PT é um partido que veio para melhorar as condições de vida dos brasileiros. Dentro do Ministério do Meio Ambiente ela pensou que teria a força do governo para defender fauna e flora do país.

     Não aconteceu nada disso.

     O PT de Lula e de Dilma cedo se mostrou um partido interessado em grandes negócios, não exatamente na melhoria das condições de vida dos brasileiros.

     Quanto à fauna e flora, isso sempre foi colocado em segundo plano. Em primeiro lugar estavam os negócios com os madeireiros, os plantadores de soja transgênica, os grandes latifundiários, fabricação de etanol e as grandes empresas multinacionais.

     Logo, Marina percebeu que o Programa Amazônia Sustentável (PAS), que ela defendia, bate de frente com o Programa de Aceleração do Crescimento, que Dilma criou e insiste em implantar.

     O PAS de Marina pretendia o crescimento com a proteção do meio ambiente. O PAC de Dilma quer o crescimento com devastação, crescimento de qualquer jeito, doa a quem doer.

     Quando se rebelou, foi chamada de “purista”. Pediu demissão.

     Mas o PAC continua. As hidrelétricas de Rondônia, assim como a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, se Dilma for eleita, breve estarão em funcionamento (para vender energia para os países vizinhos – tudo pelo lucro!) provocando tragédia e dor, não só para o meio ambiente, como, também para as populações indígenas da região. A Amazônia continuará a ser devastada (assim como a Mata Atlântica) em beneficio de fazendeiros, empresas e plantadores de transgênicos.

     E o PT quer os votos de Marina para continuar a sua ação, no mínimo ambígua em relação ao povo e à natureza.

     E Marina, se ceder às pressões – como parece que acontecerá – e liberar os votos dos seus eleitores do primeiro turno, favorecendo a eleição de Dilma, não só ficará desmoralizada como ajudará o PT na sua ação predatória.

     Será que ela tem consciência disso?

     E surge outra pergunta: E se Serra for eleito não acontecerá a mesma coisa, posto que também seria um governo de direita comprometido com o capital?

     Talvez. Mas teria que pensar muito, observar as reações do povo brasileiro e auscultar a sua própria consciência antes de repetir os grosseiros erros de Lula, enquanto presidente.

     Além disso, uma única pessoa não define um governo.

     A luta do povo brasileiro mal está começando. Ou recomeçando. A verdadeira democracia nascerá pela vontade do povo no poder, depois de muita luta, e não somente através do voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...