domingo, 24 de julho de 2011

MARTA NA SELEÇÃO!


Agora entendo porque o time de futebol do Brasil – o time masculino – perdeu aqueles quatro pênaltis contra o Paraguai: medo. Talvez um medo subconsciente, não admitido, mas medo. Quando viram o Uruguai vencer a Argentina na partida anterior, as pernas tremeram. Não por medo do Paraguai, mas do Uruguai. Alguma coisa lhes dizia, mesmo que no subconsciente de jogadores midiatizados, que se vencessem o Paraguai, inevitavelmente teriam que enfrentar o Uruguai em uma próxima partida. E seriam goleados.

     Também estou começando a entender porque em uma dessas insossas partidas amistosas daquela seleção dita brasileira, a torcida começou a pedir a Marta na seleção. É que a seleção de futebol masculino do Brasil está mais pra feminina que pra masculina. E desde já peço que as jogadoras de futebol feminino do Brasil não me entendam mal. É claro que elas jogam melhor que a seleção masculina, isso é inegável. Pelo menos, quando perdem uma Copa do Mundo, perdem de cabeça erguida, mesmo que tenham cometido algum erro aqui e ali, porque sabem que fizeram tudo o que puderam. E quem faz o que pode faz o que deve.

     Mas a seleção brasileira dita masculina de futebol é só penteado. Penteado e aves raras. Algumas, não tão raras, que ficam só no penteado. E talvez por isso, a torcida, que não é boba, tenha pedido Marta na seleção. Sem dúvida, ela joga muito melhor que o Ganso, o Neymar e outros menos midiatizados e, até onde eu sei, não existe nenhuma lei no futebol que impeça seja feita uma seleção mista, com homens e mulheres. Se existe, seria uma estupenda discriminação.

     Até no jogo de xadrez não existe mais essa discriminação e lembro que Mequinho, há dois ou três anos, levou uma bela surra de uma chinesinha que ainda não tinha vinte anos. E não foi só o Mequinho. Então, porque não convocar a Marta? Lembro da Marta, porque é a que se destaca mais, mas existem outras jogadoras que mereceriam ser convocadas pelo Mano. Ou pelo próximo treinador.

     Mas há quem diga que as convocações são feitas através dos empresários dos jogadores, que informam os treinadores quais os jogadores que deverão ser convocados, ao mesmo tempo em que fazem uma gigantesca campanha na mídia para que os jornalistas não cansem de falar os nomes dos seus jogadores, até o povo torcedor acreditar que realmente eles empresariam craques excepcionais.

     Ocorre que os jogadores acabam também acreditando que jogam alguma coisa, são contratados para fazer caras e bocas em propagandas de televisão e avisados de que são craques – mesmo que fiquem desconfiando lá no seu íntimo. Finalmente, são convocados para a seleção, momento em que passam a acreditar que talvez seja verdade.

     Então, porque não a Marta na seleção? Por machismo? Mas é justamente por essa razão que estou pedindo a convocação da Marta. A Marta é muito bonita, sensual e feminina, mas é muito “macha” quando joga futebol. Divide, vai atrás da bola, faz belos passes, corre, conclui, não tem medo de encontrões ou caneladas – exatamente o contrário dos jogadores da seleção dita masculina de futebol que, na primeira dividida pedem para sair do jogo, porque valem muitos milhões de euros e não podem se machucar sob pena de não serem bem vendidos.

     Marta nem pensa nisso. Ela quer é mostrar o seu futebol, que extasia a todos. Mas, se tiver que dar algum encontrão nem pensa duas vezes.

     E os jogadores que tem atuado na seleção – os favoritos da imprensa e os nem tanto – não mostram nenhum machismo, melhor dizendo, nenhuma macheza. Vá lá que a desconfiança íntima deles tenha fundamento e descubram que realmente não são craques e que somente as suas presenças não resolvem as partidas, mas poderiam ser um pouco mais machos, por favor!

     Essa coisa de penteadinho, coraçãozinho e beijinho na camisa quando, por acaso, conseguem fazer gols contra seleções de pescadores, como a da Costa Rica, não cheira muito bem. Talvez até cheire bem, porque devem usar perfume, mas não cai bem. Ou talvez caia bem, porque são especialistas em cair, mas não pega bem. É isso: não pega bem. Eles são tudo, menos “pegadores”. Na hora da dividida, preferem cair antes.

     E caíram antes na decisão por pênaltis contra o Paraguai. Uns dizem que devido ao excesso de comida transgênica, mas a minha intuição é que foi por medo de enfrentar uma seleção como a do Uruguai.

     Mano Menezes disse que “não tenham medo que a seleção não vai chegar cambaleante em 2014”. Já é uma esperança. Atualmente existem cadeiras de rodas especiais. Mas, mesmo com cadeiras de rodas ou muletas e mesmo sendo a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o que já lembra cambalacho, porque este é o país da corrupção, mesmo com todas essas vantagens antecipadas, Marta na seleção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...