quinta-feira, 6 de outubro de 2011

QUAL É A SUA FOME?


“Você come por impulso?” – é o título de uma matéria que apareceu no site da Yahoo. O objetivo é saber se você... come por impulso. Portanto, há quem coma por impulso, talvez gente que não tenha o que fazer, a não ser comer. Por impulso. Gente que tem dinheiro para comer por impulso e não devido à fome ou à necessidade de nutrição. Significa que muitas pessoas estão comendo mais do que deveriam e devem tomar cuidado para não ficarem doentes devido a esse impulso.
     É uma matéria muito interessante, ideal para pessoas que podem comer, mesmo que por impulso. Porque a maioria das pessoas não pode comer. Em 1974, durante a Conferência Mundial sobre Alimentação, as Nações Unidas estabeleceram que “todo homem, mulher, criança, tem o direito inalienável de ser livre da fome e da desnutrição...”. Simples assim. Todos os famintos do mundo ficaram muito felizes. Parecia que aquela conferência iria lhes dar comida. Mas continuaram famintos, apesar do direito à comida que a ONU lhes deu.
     Direitos temos muitos. A Constituição brasileira diz que o Estado é responsável pelo bem-estar dos seus cidadãos. Só não diz de quais cidadãos, porque milhões de brasileiros não tem nenhum bem-estar; outros muitos milhões não tem nem onde estar, e a grande, mas grande maioria, não sabe o que é bem. Mas está na Constituição.
     Talvez a nossa Constituição seja responsável apenas por aqueles que comem por impulso. Você come por impulso?
     Apesar da ONU ser tão boazinha e dar a todos o direito de ficarem livres da fome e da desnutrição, estatísticas dizem que existem 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo. 11 mil crianças morrem de fome a cada dia. Um terço das crianças de países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual. 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável. 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e estão abaixo do peso. Uma pessoa a cada sete padece de fome no mundo.
     E você? Come por impulso?
     O Brasil, que tem um Produto Interno Bruto (PIB) em constante crescimento e que também tem os maiores impostos do mundo, e se diz um país em desenvolvimento – embora poucos saibam para onde vai esse PIB e esse desenvolvimento – tem cerca de 11,2 milhões de pessoas com fome em seu território. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E o mesmo IBGE admite que 65,6 milhões de brasileiros não se alimentam direito.
     “Desse total, 40,1 milhões (20,9% da população total) convivem com a forma leve de insegurança alimentar (quando admitem que pode faltar dinheiro para comida). Mais 14,3 milhões estão na situação moderada – casos em que, no período de três meses anteriores à pesquisa, houve restrição de comida. Os demais (11,2 milhões) passam pela privação de alimentos, a insegurança alimentar grave.”
     Mas os que passam fome agora não devem se preocupar, porque a Dilma prometeu acabar com a pobreza e a miséria. É tudo uma questão de tempo. Aguentem mais um pouco e não morram durante esse tempo. O que é uma fomezinha diária? Pensem naqueles que comem por impulso e adquirem doenças crônicas. Assistam os noticiários e vejam como o nosso PIB está crescendo e fiquem esperando a sua fatia.
     A Dilma é uma boa pessoa. Só está um pouquinho gorda, mas como resistir a tantos quitutes e comidinhas especiais? Ela é obrigada a comer tudo que lhe oferecem ou ficaria feio. Uma dieta adequada resolve. Se você tem fome, lembre que temos até um ministério de combate à fome. Não se sabe exatamente como aquele ministério funciona, mas é um ministério. Ou um mistério. Aliás, se observarem bem, quase todos os ministros são um pouco gordinhos. Deve ser sedentarismo. Eu estou dizendo isso pelo que vejo na televisão, não porque conheça algum ministro. Por favor, não me acusem de corrupção!
     Você tem fome e não come por impulso porque é impossível? Lembre-se que ano que vem teremos eleições. E eleições rima com sopões. Engula o sapo, mesmo se for barbudo, e tome a sua sopa. Conheço pessoas que desde agora já estão correndo atrás de pessoas famintas, trocando votos por alimentos. Reze para que tenhamos eleições todos os anos.
     Você come por impulso ou somente tem o impulso de comer, mas não sabe como? Neste último caso, assista futebol. Talvez o seu time ganhe e a sua fome diminua. Se sobrar um dinheirinho, jogue na loteria. Poderá ficar rico e comer o que quiser. As chances são poucas, mas quem sabe? O difícil é jogar, se sobrar um dinheirinho, porque talvez você saia correndo e compre uma comidinha, pra enganar o estômago. E terá perdido a grande chance de ganhar na loteria. O estômago, às vezes, nos torna impulsivos.
     É o caso dos que comem por impulso. Coitados, padecem muito.
     Se você não come nem por impulso, por maior que seja a sua fome, não pense em assaltar os que comem por impulso porque, além de ser pecado, poderá aparecer a tropa que dá choque. A tropa que protege os que comem por impulso. Dizem que é uma tropa tão boa que até vai ganhar Oscar nos Estados Unidos. Muito boa para os que comem por impulso. Mas não se aproxime muito dela. Por uma questão de saúde. Preserve a sua saúde faminta. Não esqueça que a sua morte deve ser de fome e não de bala perdida.
     Se você está com fome, vá à missa e comungue. Além de salvar a sua alma, poderá aumentar as horas de vida do seu corpo. Se for o caso de morrer de fome, morra em paz com Deus.
     E não se esqueça que Deus é brasileiro.

Um comentário:

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...