quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DILMA E YOANI – QUAL A DIFERENÇA?



A blogueira cubana Yoani Sanchez – que acaba de receber visto para vir ao Brasil fazer propaganda aberta contra Cuba, apadrinhada pelo senador Eduardo Suplicy – disse que se sente como Dilma Roussef, quando a presidente estava presa. Nada mais verdadeiro. Só que Yoani confundiu as coisas. Naquela época, Dilma era de esquerda e Yoani sempre foi de direita.

     Mas agora as duas são iguais. O governo de Dilma dá saudades do governo Lula, mesmo e apesar do todos os mensalões. Dilma revelou-se quase uma ativista de direita. Provavelmente, depois de sua passagem pelas prisões da ditadura militar tenha sido convencida que a boa esquerdista é somente assistencialista. Quando muito. Está ao lado do deus Mercado e bajula o império.

     Dilma. Não o PT como um todo, porque há indícios de que ainda existem pessoas de esquerda no PT. São poucas, mas ainda estão lá. Mas Dilma, Zé Dirceu e todo aquele pessoal do Amplo – a corrente que realmente manda no PT – estão alinhadíssimos com as teses neoliberais da direita e, na prática, revelam amor ao capitalismo, que tem como uma das suas principais características saciar-se de corrupção.

     Yoani Sanchez – todos sabem – é uma agente mercenária dos Estados Unidos que usa o cyberespaço, através do seu milionário blog, para descobrir e divulgar os defeitos do governo de Cuba. Sua missão é formar opinião contra Cuba – ou desinformar e manipular o público ainda inapto de julgamento próprio.

     Ou todos não sabem? Talvez todos não saibam. Com tantas matérias veiculadas principalmente nos canais globais, que fazem da coitada Yoani uma heroína perseguida pelo cruel regime cubano, muitos assíduos de novelas e BBBs podem acreditar que isso é verdade.

     Alguns dados.

     Em 19 de abril de 2010, no Instituto George Bush, com o patrocínio da Freedom House, se efetuou o evento “Cyberdissidentes: Êxitos e Desafios”. De acordo com os organizadores, o encontro esteve destinado a: "analisar as condições das liberdades políticas na Internet e no mundo" - o que é o mesmo que imiscuir-se na soberania tecnológica, cultural e política daquelas nações que não se dobram à hegemonia de Washington.

     Entre os participantes, encontrava-se um grupo de blogueiros subordinados aos interesses imperiais, com uma destacada trajetória no desenvolvimento de ações de desinformação e manipulação contra os países de onde procedem.

     É o caso de Rodrigo Diamant, da organização Futuro Presente, da Venezuela; Arash Kamangir, do Irã; Oleg Kozlovsky, da Russia; Isaac Mao, da China e Ahed Alhendi, da Síria.

     Ernesto Fernandez Busto, um blogueiro de origem cubana radicado em Barcelona e que acaba de publicar uma declaração exortando aos dissidentes cubanos a não envergonhar-se de receber o dinheiro que lhes envia o império, foi o representante de Cuba.

     Depois disto, não resta a menor dúvida de onde surgiu e com que fins foi inventada a blogosfera contra-revolucionária cubana, onde sobressaem, além do convidado Bustos - editor do blog Penúltimos Dias - outros blogueiros mercenários como Yoani Sanchéz.

     O jornalista cubano M. H. Lagarde, diretor do site www.cubasi.cu, na matéria “Guerra Cibernética Contra Cuba”, afirma que a Freedom House recebe fundos da USAID e da NED, “patrocina visitas à Ilha para - sob o eufemismo de ajudar a formar líderes civis e políticos em Cuba - treinar contra-revolucionários e publicar reportagens distorcidas sobre os direitos humanos.”

     “Para cumprir seus objetivos, essa organização tem aumentado anualmente seus investimentos. No ano de 1999 foi de 275 mil dólares, em 2000, 500 mil dólares e para 2010 a USAID deu um total de 900 mil dólares.

     “E, como quando se trata de mercenários o pagamento é essencial, não é de estranhar que a nova cyberguerra patrocinada por Bush, além de traçar estratégias e treinar blogueiros, tenha entre seus principais fins pressionar Obama para que deixe de vacilações e descongele os quase 7 milhões de dólares que, de uma ou de outra forma, é destinado pela USAID para incrementar a cyberguerra contra Cuba.

     “O que deve corresponder aos blogueiros cubanos é o seguinte:

     “- 900 mil dólares para a Freedom House fortalecer os líderes da oposição cubana entre os artistas, músicos, comunidade negra e blogueiros.

     “- Dois milhões e seiscentos mil dólares para a Development Associates Inc. para ampliar a rede de apoio cubana que Washington criou e promover mensagens de Miami para Cuba.

     “- Dois milhões e novecentos mil dólares para o Departamento de Estado, para promover a "livre expressão" na Ilha, especialmente entre certos artistas, músicos, jornalistas e blogueiros.

     “- Um milhão, cento e cinquenta mil dólares para adestrar certas organizações, incluindo jornalistas e blogueiros em Cuba para utilizar as novas tecnologias da informática e das comunicações.

     “Esses fundos são os que estão em jogo em um evento que, por ignorância ou esquecimento, os amos dos novos mercenários efetuam justamente em outro 19 de abril - 49 anos depois da primeira derrota do imperialismo na América.”

     Dilma visitará Cuba na próxima semana. Dizem que é uma viagem estritamente comercial. Depois, irá a Washington fazer o relato das suas viagens, em outra visita estritamente comercial.

     Como o visto de turista já foi concedido a Yoani Sánchez, não é improvável que Dilma traga consigo a blogueira, quando voltar das suas viagens. Aqui, será apresentado um documentário contra Cuba, onde há depoimentos de Yoani e outros que tais.

     Yoani é do time de Eduardo Suplicy e vice-versa, mas já foi flagrada em algumas contradições.

     Em novembro de 2009, ela comunicou à imprensa internacional que tinha sido sequestrada e agredida por membros do governo cubano, mas não apresentava qualquer ferimento quando foi entrevistada.

     Na mesma época, divulgou que o presidente norte-americano Barack Obama respondera uma série de perguntas suas enviadas à Casa Branca. Posteriormente, documentos vazados pela Wikileaks comprovaram que um diplomata respondeu à entrevista de Yoani. De acordo com os documentos, sabia que Obama não era o autor das respostas.

     Yoani é muito premiada. Tem recebido prêmios de todas as instituições que apóiam a sua luta contra o governo cubano e desejam transformar Cuba, novamente, em uma grande praia destinada ao lazer dos muito ricos.

     Recebeu prêmios do Times, El País, do Foreign Policy, do Fórum Econômico Mundial, da Universidade de Colúmbia e não será surpresa se receber o Nobel da Paz. Talvez dividindo com Dilma.

     Certa vez, Fidel Castro, entrevistado por um jornalista estrangeiro sobre qual era a principal riqueza de Cuba, respondeu: "A principal riqueza de Cuba é o seu povo". Mas as gerações se sucedem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...