quarta-feira, 4 de julho de 2012

BRASIGUAIOS DEPUSERAM LUGO?





Ao contrário de Lula e Dilma – convictos demagogos – o presidente Lugo, do Paraguai, tentou realmente fazer a reforma agrária no seu país. Ao contrário de Lula e Dilma – que se aliam com reconhecidos corruptos – Lugo era a esperança dos sem terra do seu país, onde 80% das terras estão nas mãos de 2% de proprietários. De acordo com a France Press, em matéria de 24 de junho, postada no site Terra (terra.com.br), “pelo Paraguai, circulam títulos de propriedade envolvendo um total de 530.000 km² de terras, quando o país dispõe de apenas 410.000 km². O fenômeno remonta à época da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989), que distribuía títulos de propriedade para recompensar as pessoas de confiança.

     Durante aquela ditadura, nos anos ’80, chegaram ao Paraguai os brasileiros sequiosos por terras baratas, recebendo todo o tipo de incentivos do governo, em especial a distribuição de títulos de propriedade do governo ditatorial do general Stroessner, o que provocou o desalojamento de milhares de pequenos proprietários que viviam de agricultura familiar, obrigados a ceder as suas terras à força, formando grandes bolsões de pobreza nas grandes cidades e forçados a viver do tráfico e das vendas clandestinas. Assim como no Brasil.

     As terras foram entregues aos grandes proprietários rurais já existentes no Paraguai e, principalmente, aos brasileiros que receberam títulos de propriedade do governo paraguaio, com a única condição de expulsarem das suas terras os legítimos proprietários.

     Naquela época foi descoberto o grande valor nutricional da soja – que também pode ser utilizada para a fabricação de farinha, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e biodiesel – e os países latino-americanos, quase todos sob governos ditatoriais que, por sua vez, obedeciam (obedecem?) aos Estados Unidos, foram incentivados a transformar seus territórios em grandes plantações de soja. Somente nos anos ’90 e no século 21 surgiu a soja transgênica, que fornece colheitas abundantes e esteriliza mais rapidamente a terra. O grão é vendido para os países industrializados e recebemos de volta os produtos prontos para consumo.

     Atualmente, são mais de 300.000 brasileiros – os brasiguaios - vivendo no Paraguai. Em sua grande maioria, vivem do plantio de soja, e como a soja transgênica é a utilizada, quando os campos ficam imprestáveis ocorrem novas invasões de terra e desalojamento de pequenos proprietários rurais, provocando uma grande crise social. Assim como no Brasil.

     Fernando Lugo foi eleito, em 2008, devido à sua promessa de fazer a reforma agrária, empenhar-se na luta contra a corrupção e favorecer o nacionalismo. Seu governo foi bombardeado pela imprensa capitalista desde o primeiro dia de mandato. Previa-se que seria golpeado.

     Empenhou-se em promover a reintegração de posse dos paraguaios sem terra. Em 15 de junho, um tiroteio durante uma reintegração de posse provocou a morte de 11 sem terra e de 6 policiais. Imediatamente, o Congresso votou pelo impedimento do Presidente, sob a alegação de que Lugo perdera o controle dos conflitos agrários. Em questão de dias, era destituído do poder. Os Estados Unidos reconheceram imediatamente o governo de Federico Franco. O governo de Dilma/Lula reconhecerá, apesar dos primeiros momentos de tensão demagógica.

     Os Brasiguaios que dominam o Congresso Paraguaio com o seu poder econômico – assim como no Brasil existe a “Bancada do Agronegócio”, que manda no Governo – rejubilam-se. O povo paraguaio continua sem terras. Assim como no Brasil.

Um comentário:

  1. É o Brasil aqui e no Paraguai, e não sei mais onde. Estou sendo informada do que aconteceu realmente através deste Blog, mas a grande maioria segue a imprensa oficial e mentirosa. Oportuna postagem esclarecedora.
    Lidia.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...