domingo, 28 de outubro de 2012

O VOTO DA FALSA DEMOCRACIA





Comentaristas políticos centram as suas atenções para a capital paulista, no segundo turno das eleições para prefeito. A vitória de Hadad sobre Serra está em todos os noticiários, como se fossem não eleições para uma prefeitura, mas para a presidência da República. É certo que a cidade de São Paulo tem o maior colégio eleitoral do país, mas ninguém desconhece que é um eleitorado flutuante que tem o hábito de eleger prefeitos de direita. Se é assim, qual a surpresa na eleição do afilhado de Lula?

     Já faz muito tempo que o PT é um partido de direita. Há quem não entenda o que seja direita ou esquerda; este não é um caracterizado pela politização do seu povo. Milhões de pessoas acreditam que ser de esquerda é vestir uma camisa vermelha e fazer promessas reformistas. Os próprios integrantes da direita chamam os petistas de “comunistas” numa clara demonstração de seu total desconhecimento sobre política. E o pior e mais alienante: membros do PT se acreditam de “esquerda”. E ainda há pior: milhares de pessoas dizem que tanto faz, não tem interesse na política. Justamente os que são utilizados como massa de manobra. É sabido que todo aquele que se diz de centro ou apolítico, seguramente será de direita, mesmo que inconscientemente, porque será um acomodado, cego boi a pastar.

     É claro que além de São Paulo, o PT obteve poucas vitórias importantes, perdendo em capitais como Fortaleza, Cuiabá, Salvador e grandes cidades do interior, como Campinas (SP), Diadema (SP) e Pelotas (RS) – mas isso não é garantia de que a corrupção diminuirá.

     Alguns grupos petistas mais fanatizados acreditam que a vitória de Hadad na cidade de São Paulo é sinônimo de que o julgamento e condenação dos mensaleiros mais conhecidos – como José Dirceu, Genoino, Marcos Valério e Delúbio, entre outros – foi injusta. Ora, ocorre que dos 11 ministros do STF, César Peluso aposentou-se nos primeiros dias do julgamento e dos 10 que restaram, Tófoli e Lewandowski agiram quase como advogados de defesa dos petistas. Restaram oito e ainda assim a justiça prevaleceu, os mensaleiros em sua maioria foram considerados culpados e condenados e é até muito provável que alguns dentre eles sejam presos.

     O que aconteceu em São Paulo foi a vitória da direita esperta contra a direita enfadonha. Lula, aliado com Maluf e não improváveis outras alianças subterrâneas, elegeu o seu candidato. O PT sozinho jamais conseguiria mais que 30% do eleitorado em qualquer lugar do país.

     A bipolarização partidária alimenta ainda mais os dois grupos neoliberalistas que tomaram conta do país: PT e PSDB. Qual a diferença política entre eles? Qual a diferença entre Serra e Hadad? Um veste branco e o outro vermelho. Talvez o PSDB não seja tão escancaradamente corrupto, como o PT – mas como saber? O modelo desses dois grandes grupos políticos é um só; tentam a alternância no poder para que o povo não desconfie do óbvio. Um grupo necessita do outro para que a farsa da democracia, com eleições a cada dois anos e mais nada, continue.

     Desejam o modelo estadunidense implantado aqui: dois blocos partidários iguais que fingem algumas diferenças. O povo torce por “A” ou por “B” como se fossem times de futebol ou blocos de carnaval. Vencer ou perder significa a vitória ou a derrota de determinada pessoa, nunca de um projeto político.

     Cartas marcadas. Urnas suspeitas que são usadas no Brasil e em poucos países, além do nosso. Os países sérios não usam urnas eletrônicas, a não ser que o eleitor receba o comprovante do seu voto. Mesmo assim, urnas eletrônicas não são usadas na maioria dos países que se consideram dignos e civilizados. E não é por falta de tecnologia, mas por respeito ao cidadão. Como pedir recontagem de votos em urnas eletrônicas? Além do que, são facílimas de fraudar.

     Cartas marcadas, falsa democracia.

     Para exemplificar, qual a grande transfomação que ocorrerá com a derrota do Serra para o Hadad ou do candidato do PT para o ACM Neto, em Salvador? Os dois vitoriosos sabidamente estavam apadrinhados ou herdaram votos. Não há qualquer mérito pessoal na política brasileira construída através de conchavos. Tenho certeza que os dois vencedores apóiam a entrega do Brasil ao capital estrangeiro, são fascinados pelos Estados Unidos, são antiecológicos e demagogos e só sobrevivem na política graças à sua subserviência. Talvez os discursos sejam diferentes, mas não passam de discursos que na prática não se confirmam. E assim, todos. Lembram dos discursos revolucionários do Lula? Depois de eleito, mensalou. Ou formou um ministério composto por mensaleiros.

     O que muda com as eleições de 2012? As caras dos políticos, talvez, mas não a cara da política brasileira. Alguns afirmam que é um prenúncio das eleições presidenciais de 2014. Ilusão ou gigantesca desinformação. Em 2014, teremos a Copa do Mundo, que o Brasil deverá vencer, e Dilma só não será reeleita se não concorrer.

     E continuaremos bancando os bobos e deixando que eles mensalem.

     Falam em reforma partidária, reforma política. Para eles, para seus interesses. É necessário mais do que reformas no Brasil ou seremos o último vagão do trem da História. E um vagão descarrilado devido ao excesso de carnaval dos passageiros.

Um comentário:

  1. Bota voto falso nisso. Lendo aqui e ali na internet nos últimos dias, me dei conta que os comentários são muitos, mas o que carecemos é de ideologia. Acho que o termo não faz parte do vocabulário das pessoas de forma geral. Com raríssimmas exceções. Ótima matéria!.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...