sábado, 8 de dezembro de 2012

SEU CHICO E O CAIXA TRÊS




Seu Chico estava espairecendo ao lado da estátua de Silveira Martins, que um dia acolheu um ninho de joão-de-barro para horror das autoridades constituídas e também das não constituídas, e foi logo me dizendo que estava pegando um ar.

- Porque nesta cidade para achar um arzinho só saindo à cata. E hoje em dia eles estão ficando ariscos, se valorizando como político corrupto - o que é uma redundância, o senhor não acha?

- Qual é a redundância, seu Chico?

- Político corrupto. Neste país, porque aqui bem pertinho temos o espartano exemplo de Dom Pepe Mujica, Presidente do Uruguai. Mora em uma casa de três ou quatro peças e diz que está satisfeito. Ele e a esposa, sem empregados. Não é dado a maus hábitos, como o consumismo que grassa por aqui como peste na lavoura.

- É verdade, seu Chico. Eu conheço gente muito pobre que não passa sem celular, três ou quatro chips, gasta um dinheiro que não tem só para dizer que tem.

- E vão atrás de todas as propagandas. Imagine os que tem dinheiro sobrando, a cabecinha... Dia desses vi na Internet, num daqueles chats chatos em que um diz nada e o outro muito menos e eu ali abiscoitando pra me divertir um pouco... E conversa vai, conversa vem, eu já quase desligando de enjoado, porque a vida também é feita de coisas não virtuais, quando li uma frase que muito me impressionou.

- E o que foi, seu Chico?

- Pois não é que um dos qüeras disse pro outro assim, mais ou menos: "Hoje eu fui na cidade e comprei um trator só pra desopilar". Fiquei a cismar sobre qual a pior corrupção. Se a do político que se vende ou compra outros ou a do cidadão que só pensa em si e não olha pros lados. E esta é uma corrupção interna que vai se arraigando e, com o tempo, acaba deixando a pessoa muito nervosa se não tiver dinheiro para comprar, seja um celular ou um trator.

- É triste seu Chico. Fico pensando se não seria o caso de refundar o Brasil.

- Pois ouvi essa expressão ainda hoje mesmo. Um petista destemido, em entrevista radiofônica, falou que o PT gaúcho teria mandado a proposta de refundar o partido, depois dos últimos acontecimentos. Proposta que não teria sido aceita, mas por aqui salvaram a cara, porque foi o mesmo que dizer: Nós não! Foram vocês!"

- Deve estar havendo uma briga de foice no escuro nesse partido, seu Chico.

- Mas!... O Lula viajando por causa da descoberta das suas aventuras com uma pistoleira que seria ou não de aluguel, um escândalo atrás do outro, corrupção sobre corrupção, CPI do Cachoeira que querem abafar porque bate lá na porta do Palácio do Planalto, o caso dessa menina, que seria chefe de quadrilha ou coisa muito parecida. Pipocando em tudo o que é lugar e agora é a dona Dilma que diz que não sabia de nada. E quando fica sabendo apelida de "malfeitos", porque deve achar a palavra corrupção muito feia. Isto, quando os "malfeitos" são descobertos; caso contrário, serão "bem feitos". Além do Mensalão.

- E como ficou, seu Chico? Serão que vão ser presos mesmo?

- Cadeia não foi feita pra gente rica neste país. Eles vão inventar uma maneira de deixar os bandidos soltos, o senhor pode ter certeza. E nessa entrevista que ouvi, o valente petista reafirmou a tese do caixa dois. Deu a entender que não teria sido roubo, somente um acúmulo de dinheiro para momentos de incerteza, coisas assim...

- Mesmo com todas as provas, seu Chico?

- Provas sobejando. Praticamente assaltaram o Banco do Brasil, BMG, Banco Rural. Fizeram de tudo e mais um pouco e ainda se dizem injustiçados, acusando o ministro Joaquim Barbosa, o maior amigo deles no STF.

- Maior amigo?

- Parece uma palhaçada, não é? Observe que no estado que estavam as coisas seria impossível inocentar os principais responsáveis pela roubalheira. Mas sempre há um jeitinho, e o ministro relator achou por bem relatar que eram três processos e não somente um.

- Não estou entendendo, seu Chico.

- Não é sua culpa, muita gente ainda não entendeu. Veja que se o processo não fosse dividido em três núcleos, inevitavelmente os chefes iriam pegar uma pena muito alta. E o que estava e está em jogo nesse processo é salvar os chefes, José Dirceu & Cia, porque se forem realmente presos aí sim o PT terá que ser refundado ou afundará de vez. O que fez o ilustre ministro? Dividindo o processo em três núcleos facilitou para os líderes políticos, que foram julgados apenas por dois ou três crimes, cada um deles com pena muito pequena.

- E quem pagou o pato foi o Marcos Valério?

- Que era do núcleo publicitário. Ele e mais alguns do seu núcleo e do núcleo bancário. Quando chegou a hora de julgar o núcleo político foi o que se viu: gente solta que fingirá dormir na cadeia e um ou outro preso que acabará sendo solto. Saiu tudo conforme o PT desejava, dadas as circunstâncias, mas político é político e eles caíram em cima do juiz que mais os favoreceu para que todos os ingênuos pensem que é uma espécie de inimigo. Mas adivinhe se eles não estão faceiros?

- E eu que pensava...

- A maioria. Até aqueles blogueiros de revista de direita ficaram muito felizes com o Barbosa. Um jogo muito bem jogado, devemos admitir.E eles ainda insistem na tese do caixa dois. Insistem e vão continuar insistindo, o que só indica uma coisa: que o caixa dois era caixa três. Outra confissão de crime. Parece que estão ficando especialistas. Se foram julgados e condenados (alguns, e daquele jeito!) por uma ação penal que conhecemos como Mensalão, confessando que houve caixa dois anunciam um novo crime, o senhor não acha?

- Que ficará impune, seu Chico.

- Como todos os outros. O poder é um só. Uno, indivisível, pétreo como esta estátua que tem pernas e braços, mas representa uma só pessoa. E o poder não tem por hábito dar tiros nos seus membros.

Um comentário:

  1. Ah, esse S.Chico e interlocutor... Continuam tocando nas feridas dos corruptos. A análise e conclusões estão excelentes. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...