sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O BRASIL DOS VASSALOS


De acordo com matéria na Folha de São Paulo, também veiculada no sítio Terra (noticias.terra.com.br) em 15 de setembro de 2013, a CIA atua no território brasileiro há muito tempo. Sabe-se que a espionagem dos Estados Unidos no Brasil vem de longa data, mesmo antes do golpe militar de 1º de abril, contando com o apoio da assim chamada ‘comunidade da inteligência brasileira’. É claro que isso não é segredo para presidentes e membros dos sucessivos governos brasileiros, militares ou não, e Dilma Roussef somente se sentiu obrigada a reagir quando Snowden, o ex-agente da CIA fez revelações ao Programa “Fantástico”, da rede Globo sobre a maneira como a Agência Nacional de Informações, dos Estados Unidos (NSA) faz a sua coleta de dados através de espionagem eletrônica da Presidente, ministros, empresas brasileiras e de todos aqueles que tenham cadastro na Internet, um sítio de culinária ou de assuntos muito leves ou de um blog como este, que optou por informações jornalísticas desvinculadas dos centros de poder, matérias opinativas, contos e poemas.

   Diz a matéria que agentes de CIA “estão espalhados no Brasil atrás de informações sobre residentes no Brasil, brasileiros ou não”. Membros da Polícia Federal, militares da Inteligência do Exército e funcionários do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República que foram “entrevistados dizem que eles (agentes da CIA no Brasil) dão a linha em investigações e apontam quem deve ser o alvo dos policiais federais”.

   Ainda mais: os espiões dos Estados Unidos mantêm escritórios próprios no Rio de Janeiro, “com a justificativa da realização da Copa do Mundo e da Olímpíada de 2016, e em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas”, para vigiar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARCS). Além disso, cinco bases da Polícia Federal, obviamente infiltradas por agentes da CIA, funcionam no Rio de Janeiro, São Paulo, São Gabriel da Cachoeira e Foz do Iguaçu. Contando, todas elas, com equipamentos e tecnologia da CIA “para auxiliar os trabalhos e há agentes americanos atuando em parceria com os brasileiros”.

   Além disso, uma das agências de espionagem usadas pela CIA em parceria com a NSA teria funcionado em Brasília, “pelo menos até 2002”. Há documentos, revelados por Snowden, sobre a atuação dos serviços de espionagem dos Estados Unidos junto á Embaixada do Brasil naquele país e à missão brasileira das Nações Unidas, em Nova Iorque.

   Ou seja, o Brasil está infiltrado – desde a época dos vendidos ditadores militares ou até muito antes – por espiões dos Estados Unidos, que atuam em conjunto com espiões brasileiros, aos quais ensinam técnicas de como vigiar melhor todos os que residem no território nacional.

    Não é somente a espionagem eletrônica através das empresas de telecomunicações, como a ANATEL, que possibilita ações ilegais de grampos de telefones, além de espionar e filtrar todos os dados dos internautas, incluindo a senhora dona Presidente Dilma Roussef, que ficou indignada não por ignorar esses fatos, mas porque eles foram veiculados ao grande público – e, por isso, se permitiu a demonstrar indignação e exigir desculpas que não foram dadas.

    Recentemente, para consumo interno e fingindo que ainda temos alguma dignidade, Dilma adiou o encontro que teria com Obama, nos Estados Unidos. Uma semana depois, fez discurso na ONU, ocasião em que esbravejou publicamente contra a espionagem dos Estados Unidos. Nos dias seguintes, reuniu-se com os investidores norte-americanos, em um seminário de investimentos promovido pelo banco Goldman Sachs, para tranqüilizar os investidores sobre os rumos muito capitalistas do seu governo.

    Com ou sem espionagem, Dilma e seus aliados continuam muito amigos do belicista Obama, e mais ainda do indefectível Clinton, que Dilma diz muito admirar. Afirmou a famosa twiteira que “as relações estratégicas dos dois países ultrapassa isso” (a espionagem).

    Ou seja: eles podem espionar à vontade desde que peçam desculpas ou dêem furadas explicações sobre a cínica violação da nossa soberania, que tem o aval de todas as nossas agências de informação, ou de espionagem, ou, ainda, como eles preferem dizer, a “comunidade da inteligência”.

    O Brasil de Lula e de Dilma, o Brasil de Fernando Henrique, Sarney, Collor, está demasiado vinculado aos Estados Unidos para que realmente se incomode com o que os Estados Unidos fazem no nosso território, que já consideram uma extensão dos seus domínios.

    Esse Brasil continuará negociando com aqueles que violam os nossos direitos civis, a nossa soberania, porque é o Brasil dos que se fingem de patriotas e que igualmente violam os nossos direitos civis e a nossa soberania, o Brasil dos que destroem etnias indígenas, que provoca o desmatamento, que incentiva o latifúndio e desaloja milhares em favor de grandes empresas, o Brasil da impunidade, o Brasil que não respeita a flora e a fauna e faz do povo multidão de amordaçados. O Brasil que aceita a vassalagem ao império.

Um comentário:

  1. Muito boa postagem sobre a espionagem norte-americana em território brasileiro. Ótima análise dos governantes que o Brasil já teve, incluindo a atual presidente Dilma.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...