sexta-feira, 18 de julho de 2014

SEU CHICO E A POSTURA ALEMÃ




- E então, seu Chico, como é mesmo que nós andamos? 

- No compasso do Bugio. E haveria de ser diferente? Veja o senhor que o Bugio é o único ritmo gaúcho originalmente rio-grandense. Os outros, como o Chamamé, a Milonga, a Vanera e o Vanerão, são de origem platina. Sem contar as polcas, as valsas, as rancheiras (que é uma versão da Mazurca) e o Xote – todas oriundas da Europa, e aqui fizemos as nossas variações. 

- E tem as marchinhas alemãs... 

- Pois é. Só poderiam ser alemãs, não acha? Quem melhor para marchar que os alemães? O senhor já viu algum alemão tocando milonga ou chamamé? É um povo marchador até na música.  

- Dizem que é uma questão de postura, seu Chico. 

- Pois não é? Para marchar é preciso estar com o peito estufado, como se fosse um soldado. Alemão é assim. Mesmo quando está capinando, consegue fazer um “L” perfeito com o corpo. Eles são uma raça diferente, muito diferente de nós, os pelos-duros, como eles gostam de dizer. 

- Vai ver que é porque eles têm os pelos moles, seu Chico. 

- Muito moles. Tão moles que eles têm que viver o tempo todo estaqueados, retos, para dar a impressão que os pelos não vão cair – principalmente quando caminham, ou marcham. 

- Isso é orgulho, seu Chico. Eles se consideram superiores aos demais povos. 

- Muito superiores! Basta olhar para um alemão pra gente pensar: “Lá vem um ser superior.” Um alemão a gente distingue de longe, mesmo dentro de um grupo grande: é sempre aquele que está olhando pra frente, caminhando como se fosse um robô. Por falar nisso, o time deles... 

- Fez 7 na seleção do Brasil, seu Chico. 

- É o que eu ia dizer. Nem teve graça. Esses brasileiros me deixaram até envergonhado com aquela tal de seleção. Mas não foi por acaso. Os alemães treinaram anos e anos aquelas jogadas. Estilo alemão. O senhor não viu que eles não davam um único drible? Era só passe: um toca pro outro que toca pro terceiro que vem e chuta e gol! Uma seleção robotizada. Cada jogador trazia tudo programado dentro da sua cabeça. Nenhum drible, nenhuma ginga, nenhum enfeite! Tudo retilíneo e uniforme. 

- E ainda ganharam a final da Argentina. 

- Só na prorrogação e depois que a Argentina perdeu três ou quatro chances de gol. E sabe como é que eles festejaram na Alemanha? 

- Uma vergonha, seu Chico! E eu que pensava que os alemães já estavam vacinados depois de perderem duas guerras na corrida. 

- Esse tipo de vacina tem prazo de validade. Não é que eles começaram a debochar dos gaúchos? Mas só depois de voltarem pra Alemanha, se ainda estivessem aqui iam apanhar de relho. Diziam: “Alemão anda assim” – e caminhavam direito. Depois se curvavam e diziam: “Gaúcho anda assim.” 

- É que eles pensavam que gaúcho é só na Argentina. 

- Santa ignorância! E ainda dizem por aí que alemão é uma raça de gente inteligente... Não só ofenderam os argentinos, como os uruguaios e nós, aqui da República Rio-Grandense. 

- É de se esperar que o governador do Rio Grande proteste contra essas ofensas, seu Chico. 

- É de se esperar, mas não espere muito. Veja só o nome dele: Tarso Fernando Herz Genro. É alemão, e de origem judia como a Ângela Merkel, pelo que me consta. 

- Então não existe ninguém que nos defenda! 

- Só nós mesmos. E desde 1845 tem sido assim, com breves intervalos para os governos do Getúlio e do Jango. Mas voltando ao assunto: dizem que o Messi passou mal durante aquela partida contra os alemães. 

- Ouvi falar alguma coisa. Ele teria enjoado, seu Chico? 

- Parece que até vomitou. E eu sei a razão. 

- Qual é? 

- Nojo.

Um comentário:

  1. S,Chico sempre inovando em suas opiniões que retratam muito bem os temas abordados. Muito boa matéria com seus toques oportunos. Parabéns!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...