domingo, 12 de outubro de 2014

O PT ESTÁ ATUCANADO





Ante o vendaval de revelações sobre corrupção no seu governo e no governo do Lula, Dilma deveria renunciar. Por muito menos do que isso, Getúlio Vargas se suicidou e depois foi comprovado que o famoso “mar de lama” era inexistente. No entanto, Dilma não é Getúlio. Muito longe disso. Getúlio era nacionalista, Dilma é entreguista; Getúlio mobilizava o povo, Dilma tenta comprá-lo; Getúlio lutava pela independência do Brasil, Dilma leiloa o nosso petróleo, quando não coisa pior...

   Dilma não renunciará porque lhe falta aquele algo mais que distingue uma mera presidente de um estadista. Ou de uma estadista. Não digo que lhe falte caráter, não a conheço de perto, mas falta caráter ao PT, que se esvai em lama pútrida e ainda deseja mais. Ou o caráter do PT é a podridão?

   Falsidade. É o mínimo que se pode dizer do PT. Lembram-se do Lula que ia transformar o Brasil? Transformou-se. Ou foi transformado pelo brilho ofuscante do poder. Dilma, como todos sabem, é o Lula de saias. Quanto à ideologia, Lula nunca foi falso. Sempre disse que não é socialista, mas sindicalista, o que é verdade. Dilma, no entanto, dizem que tentou ser guerrilheira, o que implica na possibilidade de uma mínima noção de teoria marxista. Pelo que sei, ela gosta é de ler novelas policiais.

   O PT foi formado, inicialmente, por todos aqueles grupos dispersos que acreditavam que ser “de esquerda” significava lutar pela liberdade. Naquela época, ainda estávamos no final de uma ditadura militar. No seu início, o PT era composto por tendências trotskistas, leninistas, stalinistas, maoístas, albanesas e até sindicalistas – o que não chega a ser uma ideologia, mas vá lá! Venceram os capitalistas: Zé Dirceu, Genoíno, Tarso, Lula, Dilma... toda aquela gente. E foi o que se viu: rouba aqui, rouba acolá.    

Nesse meio tempo, entre uma e outra corrupção, muitos petistas que ainda acreditavam que o PT deveria ser um exemplo de honestidade foram expulsos ou preferiram sair do partido. O que restou de “esquerda” no PT foi apenas a cor vermelha, que foi amarelando, provavelmente para ficar da cor do ouro. Ou da lama.

O PT roubava e se acreditava intocável. Quem sabe ainda rouba. Dizem que o roubo torna-se vício, como qualquer outra droga inebriante. Os petistas estão inebriados pelo poder e acreditam que roubar faz parte do que chamam de “projeto político” que, em última análise, significa conquistar mais poder. Quando uma ou outra fraude ou corrupção - ativa, passiva, mista - aparece, o petismo explícito xinga a imprensa, ameaça juízes até fazê-los renunciar, afirma que outros partidos também são corruptos e jura que é inocente.

Os demais partidos não são inocentes. Quando eles têm uma chance, assaltam o dinheiro que deveria ser público. O roubo faz parte da essência do capitalismo. Há quem acredite que pessoas ricas – que depois se entrelaçam em cartéis, oligarquias, empresas multinacionais e demais grupos de poder – são assim por direito divino. Ingênuos, que não sabem que o princípio do capitalismo reside no roubo, às vezes roubo oficializado, mas roubo. O bolo é um só e para que poucos tenham muito dinheiro é necessário que a grande maioria seja roubada. E quando parte dessa grande maioria se revolta, surge a polícia homicida e idiotizada dos donos do nosso dinheiro.

Provavelmente o PT acredita que roubar, enriquecer fraudulentamente faz parte do jogo. Este é o país das fraudes, onde quem rouba sem ser preso é chamado de esperto ou de malandro. O PT tentou ser malandro e não conseguiu. Ou conseguiu? Ainda tenho dúvidas. São doze anos no poder. Imaginem a quantidade de dinheiro “desviado” durante esse período. Os poderosos não roubam: desviam dinheiro, e depois dizem que estão fazendo Caixa 2. Quantas caixas têm o PT escondidas? 2, 3, 4... E os demais grandes partidos, como PSDB e PMDB? Partido grande não surge do nada, mas de doações de campanha para que seus representantes nada façam a favor do povo. Depois acostumam com as doações, os trambiques, as falcatruas, os roubos. Ou alguém acredita que algum desses partidos está interessado em povo, a não ser em época de eleição? O PT é mais um, e o mais escandaloso de todos. Os outros são corruptíveis, o PT é corruptor.

E se declara inocente. O Brasil é o país dos inocentes. Rouba-se por todos os lados e todos os ladrões são inocentes, principalmente se o roubo é grande. Roubar é prática comum em todos os níveis da população. Mesmo quem não rouba, gosta de ver roubar ao sentir-se, de alguma maneira, favorecido. Um dos exemplos clássicos é o futebol: se os seus times são “beneficiados” pelas arbitragens as torcidas vibram. Roubar, fraudar, enganar faz parte da cultura de determinadas classes sociais, onde os políticos são os intermediários, os facilitadores das fraudes. No caso remoto da prisão de alguns deles, ficam indignados e pagam milhões para que seus advogados - igualmente corruptos, porque defendem corruptos – encontrem aquela falha nas leis que lhes permitirá a liberdade. Prisão, no Brasil, é para os muito pobres.

Comprar o povo, comprar consciências, comprar lealdade – esta é a principal função dos políticos brasileiros. Quantos bilhões não estão rolando por este Brasil afora para os bolsos de malandras militâncias encarregadas de convencer indecisos? “Este é o jogo da política”, pregam hipocritamente os que se julgam mais espertos ao corromper o povo mais necessitado, que é conservado na pobreza física e mental para que possa ser corrompido sempre que necessário.

A isto eles chamam de democracia: eleições periódicas sustentadas por muito dinheiro. O esperançoso povo vota e só os ricos ganham e continuam a enriquecer. Um partido político capitalista, antes de tudo é uma fábrica oculta de dinheiro, alimentada por empresários de todos os setores. O PT caiu nessa, entrou no jogo e foi descoberto. E ficou literalmente atucanado. A dona Dilma fala em golpe, Lula esbraveja contra a deslealdade da imprensa de oposição que veicula as novas corrupções petistas, agora apelidadas de Petrolão, ou, se preferirem, de Petropina, visto que petistas ganhavam (ainda ganham?) propinas de empresas e demais interessados que desviavam recursos da Petrobrás.

De fato, é um grande golpe denunciar corrupções governistas na época das eleições. Um golpe contra os corruptos. E todos passaram a acreditar que, agora, a vitória será do PSDB - que se diz menos impuro que o PT. Forjam-se alianças, prometem-se cargos, anuncia-se um novo Brasil. Todas as demagogias conhecidas. Não há diferença entre os dois partidos, exceto nos nomes e nas siglas. E no maior ou menor grau de pureza. Ou de honestidade. O povo ainda acredita que um dia, talvez, quem sabe, surgirá um Presidente que fará... Dentro das premissas desse jogo nada será feito contra os interesses dos poderosos. O PT seguiu o roteiro capitalista prescrito, que incluía a licença de roubar, fraudar, enriquecer – e continua se dando bem, apesar de todos os processos.

Mesmo com a incisiva campanha do Aécio, que bate diretamente nas falhas, erros, fraudes e roubos do PT & sócios e recebe com menos força golpes parecidos, porque Dilma é obrigada a ficar na defensiva, dificilmente o PT – que adquiriu a experiência de como ganhar eleições, aliando-se com os mais conhecidos corruptos nacionais – perderá. Alguma coisa poderá acontecer na reta de chegada do segundo turno: promessas ocultas de privatização gradativa da Petrobrás e das riquezas que ainda nos restam, alianças secretas com empresários e com todas as maçonarias detentoras de alguma influência, trocas de favores, como acontece nas mais respeitadas máfias, poderão fazer com que, de repente, as pesquisas passem a apontar Dilma como favorita em São Paulo, Paraná... multipliquem-se os votos no Nordeste... Os institutos de pesquisa existem para esses momentos de atucanação e desespero, e são muito bem pagos.

Porém, se não houver nenhuma interferência que evite a vitória de Aécio, o que restará do PT, além da lembrança do ódio destilado contra seus adversários? Na internet, a militância petista baixou tanto o nível que apela para palavras e expressões chulas, ofensas pessoais, ameaças, todo o tipo de invenções e mentiras, apostando na possibilidade da ignorância política do eleitor indeciso, desejando ganhar votos através do medo, se possível do pânico das massas que desejam conservar tímidas e inconscientes.

O PT faz a mesma política demagógica da extrema direita, que é contra o PT por excesso de desinformação, acreditando que aquele partido é “comunista”, tentando inculcar em seus adeptos a visão medieval dos estultos, maldosos e mentalmente débeis, atribuindo ao PT qualidades que não tem, visto ser um partido aliado da direita e que usa as alianças, inclusive através da corrupção, para conseguir o apoio que necessita para se manter no poder.

O que restará após as eleições, senão uma luta ideológica intensa, que promoverá o desmascaramento de todos esses partidos que debocham descaradamente da nação brasileira?

Um comentário:

  1. Completamente! Muito boa análise sobre o que se passa na política no Brasil.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...