quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SEJAMOS REACIONÁRIOS: VAMOS FAZER UMA REVOLUÇÃO?





É claro que não existe mais nenhum Luiz Carlos Prestes, Mariguela ou Lamarca e o movimento operário foi amortecido pelo PT e pelos agentes da ABIN (ex-DOI-CODI) e preferiu a acomodação. Tampouco não mais existem músicas revolucionárias. O Vandré está engajado na Aviação, o Chico está noutra e só o que o povo ouve é aquelas canções pseudo-sertanejas que repetem insistentemente as palavras “amor” e “você”. Que não seja por isso! Na dúvida, podemos cantar “Grandola, Vila Morena” ou “A Marselhesa”. Só não se pode contar com os políticos profissionais. Passadas as eleições, fizeram seus discursos de pedido de desculpas ao povo e estão preparando as malas para projetadas férias em ilhas ignotas, verdadeiros paraísos para a classe A++. Talvez paraísos fiscais.

   “Para a direita não adianta me empurrar que eu não vou” - foi a frase que marcou a entrevista de Aécio Neves ao jornal O Globo, no último domingo. Coerente com a sua postura de centro-esquerda ou de centro-direita ou apenas de centro, apesar de grupos direitistas tentarem aproveitar a sua candidatura para fazer propaganda contra o PT, acreditando ingenuamente que aquele partido é de esquerda, em vã tentativa de provocar uma guerra ideológica inexistente. PT e PSDB são partidos muito parecidos. A diferença é que o PSDB tem uma aparente postura ética, enquanto o PT perdeu a compostura há muito tempo.

   Inútil falar na euforia de corrupção do PT, que se tornou como que um vício para o partido do Lula, porque até uma frase a respeito já foi cunhada pelo jornalista Cláudio Tognolli: “Não se pode escrever “corrupto” sem PT. Talvez seja uma injustiça, o PT é somente o partido mais corrupto, mas, em relação à palavra, é uma verdade. Quem sabe com a artificial reforma ortográfica, Lula, Dilma e prosélitos consigam tirar o “P” de corrupto. O que de nada adiantará. O fato é que os votos recebidos por Aécio, basicamente foram votos contra a corrupção e a fraude. Será que ele já se deu conta disso?

   Quanto à fraude, esperemos que esteja sendo devidamente desvendada - desde que o TSE concordou com a auditoria das urnas eletrônicas feitas somente pelo PSDB e não por um comitê nomeado por vários partidos. De qualquer maneira, se confirmado o convite à equipe do professor Diego Aranha, da UNB, haverá certeza de honestidade na pesquisa aprofundada das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições e dentro de um mês estaremos sabendo o resultado. Mas não é impossível que o resultado da auditoria seja escondido do povo, assim como nos esconderam a apuração das eleições.

   Em relação à corrupção, a “vitória” de Dilma e o Congresso dominado por PT e PMDB dão segurança ao governo para que continue a usar o nosso dinheiro da maneira que bem entender. E aí está o ponto. Alguém acredita em CPIs ou CPMIs? Eu não. Nunca levaram a nada. Não com esse Congresso suspeito de corrupção e com esse governo faz-de-conta. Também não se pode esperar que a oposição no Congresso Nacional, por mais valente que seja, possa evitar as tramas a que estão acostumados PT, PMDB e demais aliados.

   Fazer o quê? Reagir. Como aqueles que votaram no Aécio estão sendo chamados de reacionários, vamos honrar a palavra: sejamos reacionários! O povo protestando nas ruas sempre foi a solução mais democrática quando os seus supostos representantes ficam só nas palavras.

  Reagir contra a corrupção. Reagir contra a possibilidade de fraude eleitoral. Reagir contra os políticos tiriricas. Reagir contra a entrega do Brasil ao capital estrangeiro. Reagir contra esse governo aliado das multinacionais, do latifúndio e das oligarquias. Reagir contra a falsidade, a mentira, a calúnia, a difamação. Reagir contra o embuste dos políticos que, de fato, a ninguém representam. Reagir contra os maiores impostos do mundo. Reagir contra a inflação. Reagir contra a preservação da pobreza e da miséria que só serve a fins eleitorais. Reagir contra o trabalho escravo. Reagir contra a criminalização da pobreza. Reagir contra a violência. Reagir contra a degradação dos costumes, patrocinada pelo governo. Reagir contra o desmatamento da mata Atlântica e da Amazônia. Reagir contra Belo Monte. Reagir a favor de um Brasil para os brasileiros.

    Sejamos reacionários: vamos fazer uma revolução!

   Ou não. É também provável que a maioria das pessoas que votaram no Aécio queiram somente o fim do PT e de seu modelo populista. Extremamente corrupto, mas populista. Notavelmente demagogo, mas o povo gosta de demagogia. Extraordinariamente falso em suas concepções pseudo-ideológicas; no entanto, há aqueles que preferem a falsidade.

   Talvez muitas dessas pessoas que votaram no Aécio nem saibam que a usina de Belo Monte fica no Pará, vai custar mais de 30 bilhões de reais e sua construção está causando uma devastação ambiental sem precedentes na região do Xingu. Essa monstruosidade foi uma das razões para Marina Silva sair do PT quando era ministra do Meio-Ambiente. Detalhe interessante: o governador do Pará é Simão Jatene, do PSDB, muito aliado do governo de Dilma Roussef e que está adorando a construção da megalômana Belo Monte, que já foi condenada até por organismos da ONU e pela OEA (Organização dos Estados Americanos).

   Belo Monte é um exemplo contra o que devemos reagir. A construção dessa usina tem provocado degradação do meio-ambiente, violações dos direitos humanos, desprezo pelas minorias indígenas e diversos conflitos que a grande imprensa não tem por hábito denunciar.

   Em Belo Monte, assim como em toda a região amazônica, quem reage contra as obras é intimidado e ameaçado de morte – quando não é realmente assassinado. De acordo com matéria de 01/04/2010, publicada no site socioambiental (http://site-antigo.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3050) “a pressão política para que a obra seja autorizada independentemente das irregularidades no projeto ficou evidente”. Antonia Melo, uma das lideranças do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, coletivo que reúne mais de 150 organizações, afirmou: “Para nós está claro que interesses de governo e de grandes grupos econômicos estão se sobrepondo ao que dizem a lei e os tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário”.

   Antonia conta que ela, Dom Erwin, arcebispo do Xingu e outros ativistas foram ameaçados de morte por fazendeiros e políticos que controlam a região. “Em 2008, até mesmo funcionários da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) tentaram me intimidar, mas denunciamos a atuação dos agentes para o Ministério Público”.

   Mais recentemente, em 13/03/2014, entidades denunciaram o governo brasileiro de Dilma Roussef na 25ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas por violações de direitos indígenas no processo de construção de grandes hidrelétricas na Amazônia. Adiantou alguma coisa? A ONU é aquilo que todos sabemos: defensora dos ricos e opressores, assim como o governo brasileiro.

   Belo Monte é a cara sem máscara do PT. Aliado ao PSDB. Não por acaso Aécio Neves e Dilma Roussef, em seus debates não tocaram nos temas ecologia, meio-ambiente, desertificação do solo, direitos humanos e criminalização da pobreza. Há grandes interesses econômicos envolvidos e a omissão permite pressupor que os dois partidos são sócios no crime. Somente em um momento do último debate Dilma confessou timidamente que estava construindo Belo Monte. E Aécio não retrucou. Entende-se que políticos que professam os mesmos ideais concordam entre si que certos assuntos devem ser silenciados.

   E não é só Belo Monte. O governo de “inclusão social” do PT, além de expulsar os indígenas das suas terras, criou um novo Código Florestal para favorecer os grandes fazendeiros. Na ocasião da aprovação do Código Florestal, desmatadores, grileiros e invasores de terras foram anistiados dos seus crimes, e a bancada do governo comemorou junto com a bancada dos latifundiários. A taxa de desmatamento na Amazônia é de 613 metros por segundo, e crescendo. Os que reagem, como a índia Kaiowá Marinalva Manoel, de 27 anos, que há cerca de 15 dias compôs uma comitiva que esteve em Brasília em defesa dos direitos dos Guarani-Kaiowá, são mortos. Marinalva foi assassinada no dia 1º de novembro, e seu corpo foi encontrado esfaqueado às margens da rodovia BR-163, perto de Dourados, Mato Grosso do Sul.

   Sejamos reacionários: vamos reagir também contra isso! O silêncio dos políticos bem alimentados não impede esses assassinatos ou que neste momento mais de dez milhões de brasileiros passem fome e sejam tratados como cidadãos de segunda categoria.

   Eu sei que em sua santa inocência muitos acreditam que as eleições resolvem tudo, como se fosse uma questão de troca de guarda nos cargos administrativos; como se, após as eleições, realmente os políticos eleitos, tomados de ímpeto bravio optassem pela honestidade e defesa do povo. Se fosse assim, não existiria Belo Monte. Não precisaríamos nos preocupar com os conluios dos congressistas, com os incessantes casos de corrupção, com as mentiras dos demagogos.

   É necessário dar um basta nisso tudo. Que tal... Uma revolução? Quando o povo quer, acontece. O maio de 1968 ficou famoso no mundo inteiro. Multidões saíram às ruas dos principais países dizendo não ao sistema. Concordo que não resolveu, mas muita coisa mudou e, principalmente, os políticos profissionais foram desmascarados. A Revolução Francesa só tomou verdadeiro ímpeto quando os bairros de Paris se revoltaram. Anos mais tarde, houve a restauração da monarquia por pressão da burguesia assustada com o povo, mas convenhamos que a França já não era mais a mesma. O povo se fez respeitar.

    É isto o que está faltando: respeito. Os políticos nos convocam para eleições, falam coisas bonitas, fazem promessas, são eleitos e continua tudo na mesma, ou pior. É necessário reagir a essa falta de respeito. Sejamos reacionários!

Um comentário:

  1. Apesar de ser temerosa em relação à revolução que implica em pegar em armas e matar, acho difícil às vezes não pensar em como refazer esse sistema tão cruel que tem como base um capitalismo desumano. Parabéns pela matéria! Faz pensar.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...