segunda-feira, 11 de maio de 2015

A ENLOUQUECIDA OTAN





A OTAN e os Estados Unidos enlouqueceram completamente após o desfile do Dia da Vitória, na Rússia, no dia 9 de maio. Decidiram mostrar os músculos em manobras simultâneas de exército, aeronáutica e marinha nos países limítrofes à Rússia. A estratégia é óbvia: levar os russos ao enfrentamento através de seguidas provocações em suas fronteiras, o que poderá ocasionar incidentes que gerem simulacros de combates, principalmente no ar, onde as probabilidades de encontro entre aeronaves inimigas (?) são maiores e, em seguida aos primeiros tímidos combates pedir a mediação da ONU que, todos sabem, será sempre a favor dos Estados Unidos e aliados. Acreditam que uma guerra neste momento poderia deixar a Rússia isolada, evitando que preste auxílio a Irã e Síria, países que seriam invadidos tranquilamente.

   Na Geórgia, iniciaram-se os exercícios militares “Noble Partner”, conduzidos em conjunto entre Estados Unidos e Geórgia na base de Vaziani, a 20 quilômetros da capital Tbilisi. Os exercícios militares fazem parte do plano estadunidense de expandir a presença de tropas no Leste Europeu com a Operação “Atlantic Resolve”, lançada em 2014. Desde 1998 que a Geórgia é uma triste lembrança para os Estados Unidos, quando enviaram soldados e armamentos para aquele país que desejava retomar os territórios separatistas da Ossétia do Sul e Abcásia. Foram derrotados em três dias pela Rússia.

   Nesta segunda-feira, 11, o Ministério da Defesa lituano informou que 20 navios de guerra de nove países da OTAN estão participando de exercícios navais no Mar Báltico, na costa da Lituânia. As manobras envolvem embarcações da Bélgica, Estônia, Alemanha, Letônia, Lituânia, Holanda, Noruega, Polônia e Reino Unido. Aparentemente, são apenas manobras.

   Na Estônia, caças de combate da OTAN estão simulando combates aéreos e destruição de alvos terrestres nos exercícios internacionais “Siil 2015”, que acontecem até o dia 15 de maio. Participam caças norte-americanos, poloneses, britânicos, italianos e noruegueses.

   A partir do dia 25 de maio e durante 12 dias, acontecerão os exercícios “Arctic Challenge”, envolvendo nove países e mais de 100 aviões. A maioria das operações terá lugar na Suécia e norte da Noruega, onde serão praticados bombardeios de alvos terrestres. Os militares também atacarão alvos aéreos simulados e treinarão vôos de baixa altitude e reabastecimento aéreo.  

   O Ártico é uma região cobiçada pelos Estados Unidos e forças da OTAN. Desde 2008, as empresas Gazprom e Rosneft, controladas pela Rússia, têm o monopólio da exploração de hidrocarbonetos no Ártico e são parceiros compulsórios para todos os projetos na região. Para a Rússia, o Ártico é uma região de interesse estratégico, incorporada de forma explícita na nova doutrina militar estabelecida em dezembro. Das posições submarinas do Mar de Barents é possível alcançar a maioria dos alvos mais importantes do mundo, porque ali passa a trajetória mais curta para os mísseis balísticos em qualquer hemisfério da Terra. No caso de uma guerra mundial, o Ártico será um dos principais objetivos, e a OTAN se prepara para tentar conquistá-lo. 

    E a Suécia, que anda vendo submarinos russos por todos os lados, sendo que em outubro passado os assustados suecos disseram avistar um submarino russo em suas águas – embarcação que jamais foi localizada – agora decidiu usar propaganda gay para afastar os supostos submarinos russos que navegam em suas águas. Os ativistas da Sociedade de Arbitragem e Paz da Suécia (SPAS) instalaram um novo sistema sonar chamado “O Marinheiro Cantor”, que envia em código Morse, a qualquer embarcação próxima, a seguinte mensagem: "Bem-vindos à Suécia. Gays desde 1944. Venha nesta direção se você for gay”. O sistema inclui um cartaz com uma animação em neon. Nela, um marinheiro dança usando apenas roupas de baixo. De acordo com os ativistas suecos, o novo método de defesa pode assustar os comandantes de submarinos russos que estiverem em águas suecas. Não é improvável que os governos de Israel, Estados Unidos e Grã-Bretanha venham a adotar o novo sistema. Em breve veríamos o alegre David Cameron dançando sob as luzes de neon. 

   Enquanto isso, o presidente da Ucrânia, Piotr Poroshenko, admitiu que o período de armistício na guerra contra as repúblicas separatistas de Luhansk e Donetsk foi usado para rearmar o exército ucraniano. Com armas e soldados dos Estados Unidos. Também na Ucrânia a enlouquecida OTAN (leia-se Estados Unidos) tentará fazer um campo de batalha, acreditando que poderá atrair a Rússia para uma guerra de desgaste. O máximo que poderá herdar como espólio será um mundo em ruínas. Mas loucos agem como loucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...