segunda-feira, 4 de julho de 2016

ELEIÇÕES?




“O povo não está bem informado, é manipulado durante as 24 horas. Já faz anos que não vejo televisão e me informo pelas mídias alternativas.” (Lagarder Danciu, ativista romeno).


Há uma incrível desatenção quanto à situação política atual naqueles grupos que se denominam “de esquerda”, e é sabido que ser de esquerda, hoje, não significa adesão ao marxismo, mas um modo de pensar que muitas vezes leva a conciliação com as classes dominantes, atrasa as lutas populares, reage contra qualquer tentativa de mudança e se limita a propor pequenas melhorias que em nada alterarão a realidade social, ao contrário, postergarão os problemas mais profundos para uma data indefinida e muito distante. 

   Esses grupos, que em geral se traduzem por partidos políticos com diferentes siglas e denominações, em pleno processo golpista estão muito preocupados com as eleições municipais. Agem como se nada estivesse acontecendo, talvez acreditando que o golpe é passageiro, como uma doença infantil que tem seus dias contados para acabar, e não é improvável que pensem que com a realização de eleições tudo se arranjará - como a abóbora que se transforma em carruagem encantada e depois, quando volta a ser abóbora, provoca desapontamento naqueles que desejariam a eternidade da ilusão. 

   Passam as eleições, ou as ilusões, e acontece o quê? O golpe continuará impávido e colosso. Quem sabe acreditam que o golpe é um único momento dividido em duas partes: as votações pelo impedimento de Dilma na Câmara e no Senado? Ou, ainda, talvez imaginem que o golpe se restringe à deposição de Dilma e que poderá ser revertido com uma nova votação no Senado que a faça retornar ao governo? Se for assim, é o supra-sumo da ingenuidade ou da canalhice. Quero acreditar que é ingenuidade, a canalhice eu deixo para os grupos de direita. 

   O golpe começou com a própria Dilma, em 2015, ao mandar para o Congresso as leis de ajuste fiscal contra os trabalhadores e a lei antiterror contra os movimentos sociais. Ou o golpe contra o povo brasileiro teve início antes de 2015, quando Dilma cedeu aos latifundiários o novo Código Florestal, que aumentou o desmatamento e perdoou os infratores, e quando Dilma pactuou com as grandes empresas para fazer a usina hidrelétrica de Belo Monte abandonando os povos indígenas ao massacre dos ruralistas e causando um impacto ambiental e social gigantesco, talvez irreversível. Este ano (2016), Dilma foi afastada, talvez momentaneamente, para que Temer & Comparsas possam aperfeiçoar o golpe. E entregar as nossas riquezas para o capital estrangeiro. 

   Ou melhor, o golpe aconteceu em 1964 e ainda não terminou. O que houve nos anos 1980 foi um acordo político para a volta das eleições diretas, dando a entender ao povo menos instruído que eleições são sinônimos de democracia ampla, geral e irrestrita. Mais da metade do povo brasileiro continua menos instruído, com um alto índice de analfabetismo funcional – pessoas que sabem ler, mas não conseguem interpretar o que estão lendo. E hoje temos tiriricas, ex-jogadores de futebol e zezinhos das couves “representando” o povo no Congresso Nacional. Todos eles facilmente manipuláveis pelas mídias golpistas, direitistas, entreguistas. 

   Quem votou nesse pessoal? A população desiludida que sabe, intuitivamente, que eleições de nada adiantam, acreditando que tanto faz votar num palhaço como num bacharel: todos roubam. Então, prefere votar em palhaços, fazendo das eleições um brinquedo, uma mentirinha. Dilma falou que houve uma ruptura do pacto social. Que bom! Já era tempo de desmascarar o pacto feito entre a burguesia e a esquerda pequeno-burguesa do PT e similares. Acordos políticos, pactos, alianças não funcionam mais. A direita deu o mote: só aceita o governo de um partido de centro-esquerda (ou centro-direita, se preferirem) como o PT se este fizer amplas alianças com partidos conservadores. E mesmo neste caso, quando se trata de vender as nossas riquezas e arrochar o trabalhador, tira-se o governo vestido de vermelho e coloca-se um governo vestido de azul para cumprir a missão de sucatear o Brasil. 

   No final dos anos ’80, sob os auspícios do general Golbery, a rede Globo comandou o chamado à volta das eleições gerais, dando grande destaque a políticos como Tancredo Neves (um dos que traíram Getúlio Vargas, em 1954), ajudando a promover passeatas civilistas, ocasiões em que seus artistas desfilavam nas grandes capitais gritando por diretas já. O muro de Berlim era derrubado, a União Soviética desmoronava com a ajuda do traidor Gorbachev, Bush anunciava uma nova ordem mundial e os países que davam sustentação ao império na América Latina deveriam mostrar-se oficialmente democráticos. 

   O acordo previa anistia mútua: para os civis perseguidos e para os militares assassinos e torturadores. Tudo deveria ficar exatamente como estava. A única diferença é que partidos políticos poderiam arvorar suas bandeiras e concorrer às eleições, se assim desejassem. Ainda: os governos eleitos deveriam seguir a linha capitalista, o neoliberalismo econômico, no máximo algumas reformas aqui e ali, pequenas benfeitorias para a população miserável. Socialismo nem pensar, só nas siglas partidárias. Ao povo, carnaval, futebol e eleições até se fartar. A democracia concedida por eles deveria ser uma embriagante e alienante festa. Este, em poucas linhas, foi o pacto social, o pacto entre elites políticas, que Dilma reclama ter sido rompido com o seu impedimento. 

   O que é ótimo. A ruptura política mostra quem é quem e não deixa ninguém de fora. Todos são reacionários interessados apenas nos seus próprios ganhos, políticos que fazem da política uma profissão muito rendosa, especialistas em acordos e tramóias, corruptos pela própria natureza. O sistema representativo morreu. Votar em um representante é delegar poderes a um desconhecido que logo irá se vender pela melhor oferta. Eleições? Fartem-se dessa farsa os porcos que comem bolotas pensando que são pérolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...